O que faz um Web Designer?

O-que-faz-um-Web-Designer
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Já ouviu certamente falar na profissão de web design, certo? Sabe o que é e o que faz realmente um web designer?

 

Bom, para começar o web designer é uma extensão do design gráfico. A preocupação do web design é desenvolver websites a nível visual. Mas, o que vejo por ai e o que as pessoas pensam em relação ao web designer é que pensam que ele é um programador. Mas, na realidade ele não é programador nenhum, e não tem qualquer obrigação de fazer programação!

 

Então, fica sempre aquela questão, o que faz o web design se não é programador? Ele, apenas constrói todo o visual de um website. Ele, tem que se preocupar com a arquitetura de informação, usabilidade, cores, tipos de letras, etc.., mas também tem a função de criar por exemplo: banner’s, edição de fotos, diagramação, etc… O Web Designer é um designer que desenha para a web. Dependendo do projeto ele também pode ser requisitado para participar de diferentes etapas como decisões sobre a arquitetura de informação, construção de wireframes, codificações, etc.

 

Quais são os pré-requisitos do Web Designer?

 

  • Gostar de tecnologia;
  • Gostar de design;
  • Gostar de artes;
  • Ter empatia pelas pessoas;
  • Gostar de resolver problemas;
  • Ser criativo.

 

Web Designer precisa saber programar?

 

Bom, nas linhas anteriores eu citei em mexer com codificação, em um tópico anterior, uma possível atividade do Web Designer. Quando eu estiver atuar na área eu precisarei programar?

 

Não, definitivamente! É logico que se você souber ou tiver noções de html e css, ajudá-lo-á futuramente no desenvolvimento do website, mas, não o tem de o fazer necessariamente ou obrigatoriamente!

 

A parte da programação que as pessoas que não entendem muito bem este ramo, e que insiste algumas em dizer que tem de programar, isso não é bem assim. Quem tem o dever de se preocupar com html e css a 100% é o famoso programador front-end.

 

O que faz um Web Designer com o HTML e CSS?

 

Ainda não nos livramos do assunto relacionado com a programação! Mas, tenha calma!

 

Defendo que o web designer tenha de ter as tais noções de html e css. Mas, atenção que html e css não são linguagens de programação!

 

O HTML é uma linguagem de marcação por tags, onde você vai inserir todo o conteúdo do website dentro dessas tags de HTML. Já o CSS, é uma linguagem de estilização que é aquela linguagem que ira dar a cor ao website. Esta linguagem tem a preocupação e responsabilidade de formatar todo o conteúdo que está no HTML.

 

Porque é que eu defendo de certa forma o web designer, tenha de saber ou ter noções básicas de HTML e CSS?

 

Muito simples, ao ter noções básicas de HTML e CSS, irá entender melhor o funcionamento e estrutura, possibilidades e limitações do seu template poderá ir ou ser.

 

Onde um Web Designer atua? O que faz um Web Designer??

 

Já imaginou as possibilidades de emprego que você poderá ter nesta área? Você pode trabalhar em varias empresas, tais como: departamentos de comunicação, marketing, em agências de publicidade, empresas de TI, lojas virtuais, startups, produtoras de vídeo, editoras de jornais e revistas on-line, ONGs, entre outras.

 

Já para não falar na possibilidade trabalhar em freelancer/empreendedor, que é bem interessante hoje em dia.

 

Este foi pensado nas pessoas ou quem quer inserir nas áreas de IT ou para aqueles que falam sem saber. ?

cookie-monster.png


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.