Análise Web: O que é e Quais as suas Vantagens no Negócio?

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Bem, hoje vou falar aqui muito rapidamente, o que é o serviço de Análise Web e porque é importante termos este serviço em mente no que toca a NEGÓCIOS.

 

Nos dias de hoje, no mundo digital tão avançado que estamos e com esta vasta concorrência que nos deparamos hoje em dia no digital, temos que acompanhar as estatísticas das nossas redes sociais e do nosso website, para sabermos o que nos espera e o que podemos esperar.

Existem várias ferramentas online com a finalidade de analise web, então, o que é a análise web?

A análise web nada mais é que uma plataforma, que coleta dados dos utilizadores online quando eles entram em alguma plataforma. E, os dados coletados, são dados como por exemplo: idade, interesses, zona, género, etc… e entre outros conforme a especificação que for dada às estatísticas para a apresentação dos dados.

 

O que é Análise Web?

Normalmente a plataforma que é usada para uma análise web atualmente, é o Google Analytics que é uma ferramenta ou uma das ferramentas gratuitas do Google para análise de dados por parte dos utilizadores.

Com a análise web é possível ver tudo acerca do utilizador, e é uma ferramenta que ajuda e muito na orientação para criação de campanhas Google, email marketing, melhoramentos do SEO, entre outras coisas. Dentro da análise web, é possível adicionar métricas, mas, o que são as métricas? As métricas, nada mais é do que individual de uma dimensão que pode ser medido através duma soma, duma média ou dum rácio (ou taxa).

Dentro das Análise web, também temos os objetivos e conversões, e o que são os objetivos? Os objetivos permitem-lhe ver até que ponto o seu site ou a sua aplicação cumprem os seus objetivos. Pode configurar objetivos individuais para acompanhar ações discretas, como transações com um montante de compra mínimo ou a quantidade de tempo gasto num ecrã. Sempre que um utilizador concluir um objetivo, é registada uma conversão na sua conta do Analytics.

Já as Conversões, é uma atividade concluída, online ou offline, que é importante para o sucesso do seu negócio. Exemplos disso são uma inscrição no seu boletim informativo por email (uma conversão de objetivo) e uma compra (uma transação, por vezes chamada de conversão de comércio eletrónico).

 

Quais as vantagens de uma Análise Web?

 

Comparar o desempenho das páginas

Ao comparar as páginas consegue ver quais são as páginas, que não estão a gera resultados para si e poderá otimizá-los. Com métricas consegue definir, quais serão utilizadas para os testes de comparação e qual percentagem dos seus utilizadores terá incluída na experiência.

 

Monitorizar a trajetória dos visitantes

Com o Análise Web, é possível ver facilmente o tempo que ficou em seu website e quais foras as ações do visitante, enquanto ele permanecia no seu website. Também consegue ver quais as páginas que o visitante acedeu no seu website e o tempo que permaneceu nelas.

 

Otimizar o Website

Pode estudar as ações efetuadas dentro do website, é uma ótima opção para melhorar a sua estratégia de marketing, pois, é possível utilizar os dados para a produção de conteúdo para o website, ou até mesmo fortalecendo-o para campanhas também. Ou outra possibilidade, que é melhorar a própria estrutura do website.

 

Não atirar no escuro

Se você investiu na internet, é porque quer ter o seu retorno, certo? Com este tipo de ferramentas web você tem nas mãos uma excelente forma de conseguir medir o retorno dos seus esforços em marketing digital, porque você esteve a trabalhar com dados reais, e não probabilidades. Assim, conseguirá ter a certeza que traz popularidade para o seu website, afinal de contas é isso que procura, certo?

 

Precisa de ajuda para interpretar as suas estatísticas, para elaboração de campanhas ou melhoramento do website?

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