DROPSHIPPING: O que é um sistema Dropshipping?

cover-dropshipping-mrdesigner-artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Já ouviram falar em Dropshipping? Provavelmente não, mas, vou explicar aqui o que é o dropshipping!

Nos dias de hoje, existe cada vez mais lojas online de Dropshipping!

Hoje em dia existem fora de Portugal milhares de lojas online dropshipping, mas, a meu ver isto é um conceito novo para fora de Portugal. Mas, pelo que tenho reparado no território nacional, é um tema que possa gente conhece, e então, vamos começar por perceber que o dropshipping é uma loja online sem stock físico! Este sistema dropshipping já existe há alguns anos, mas, recentemente é que começou a ganhar mais fama no nosso território nacional.

Este sistema dropshipping permite ao dono/a da loja online, e uma das curiosidades do dropshipping é que poderá por exemplo ter mais do que um vendedor do mesmo produto com preços diferentes. O revendedor é a figura central desta técnica. Ele é responsável pelas ações de marketing e vendas dos produtos, por atingir o consumidor final e também pelo controle dos meios de pagamentos que disponibiliza aos consumidores. Quando utiliza o Drop Shipping, ele está concentrando e desenvolvendo forças e capacidades para captar o consumidor final e vender o produto.

Seja um fabricante direto ou um fornecedor de outro tipo (grossista/distribuidor), este terá que ter uma boa capacidade de resposta aos pedidos que o revendedor apresentar, por isso, a escolha destes fornecedores é de extrema importância, caso ele não tenha ou não desenvolva uma rápida resposta aos pedidos captados pelo revendedor, problemas relacionados a stockout (ruptura de stock), que redundará no prazo ou não entrega da mercadoria no prazo acordado, que é mandatário para o sucesso do negócio.

 

O que é o sistema Dropshipping?

Como já referi no texto anterior, o dropshipping é um sistema de loja online com uma interface normalíssima como todas as outras lojas. Mas, a principal diferença do dropshipping em relação aos website e-commerce comuns, é que os e-commerce comuns possuem sempre stock físico para puder vender o produto comprado pelo cliente na sua loja online.

Enquanto, o dropshipping é um sistema de loja sem gestão de stock, o que isto que dizer que o cliente, na realidade está a comprar um produto que quem o possuí é o fornecedor que fornece produtos para essa loja e não o dono da loja online! Quando o cliente, entra na loja para comprar algum produto e chega à fase de adicionar ao carrinho, será enviado uma notificação ao fornecedor que tem esse produto que o cliente quer, e nessa mesma notificação o cliente tem a morada para onde terá que enviar o produto.

O que significa, que quem optar por ter um sistema dropshipping não tem que se preocupar com a entrega e retenção de produtos no seu espaço físico, e assim, quando essa operação é feita o cliente não terá conhecimento disso. Apenas, receberá um email onde vem a fatura dessa mesma loja com as custas, quantidade do produto, e as informações da loja em questão.

 

Benefícios

A principal vantagem dos retalhistas que trabalham com esse método, além de se concentrarem no seu core business de comercialização, é o de não ter os custos relacionados ao stock, capital de formação de stock, capital de manutenção de stock, custos com armazéns, pessoal e movimentação e embalagem de cargas.

Todo o dinheiro que o revendedor recebe do consumidor, parte do dinheiro será entre ao fornecedor para que ele possa fazer o envio do produto para o consumidor final.

 

Quer ter a sua dropshipping? Deixe isso para o profissional competente!

Fale Comigo!

cookie-monster.png


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.