O que é o WordPress e para que serve?

o-que-e-o-wordpress
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Alguma vez ouviu falar num software web chamado WordPress? Provavelmente sim, mas, sabe o que é ou o que faz o WordPress exatamente?

 

Bem, vamos lá começar com esta pequena introdução ao WordPress.

 

Esta plataforma é, de facto, uma plataforma muito versátil e flexível. Tem tudo que uma pessoa amadora possa criar o visual do seu website de forma simples e de gerir-lo, sem necessidade de programação ou de um programador. Isto é, se for um site simples com templates pré-definidos gratuitos ou pagos.

 

Para uma pessoa mais profissional, como o caso do Mr. Designer, isto é usado apenas para gerir o website que é programado pelo front-end design, pois, após ter o website criado, o website passa pelo back-end para ser inserido o PHP, para que possa ser colocado no WordPress. O WordPress trabalha apenas com HTML, PHP e MySQL, são estas linguagens aqui mencionadas, que fazem a passagem da informação do front-end (html, css e js) para o back-end (php e mysql) e vice-versa. É assim, que o WordPress funciona, ele apenas serve de gestão de websites, sem precisar de programadores a tempo inteiro.

 

O que é o WordPress e para que serve?

 

O WordPress nada mais é do que um software open-source que permite criar ou desenvolver interfaces de websites de todos os tipos de plataformas digitais relacionadas aos websites. Este programa permite fazer não só a criação da interface do website como também, a gestão do conteúdo nele exposto, este software é um gestor de linguagens de PHP e HTML, que permite a qualquer pessoa seja autónoma para gerir o seu website do seu pequeno negócio ou empresa.

Para além de permitir desenvolver a interface e gerir o conteúdo do website, tem também funções através de adição dos plugins, e o que é os plugins? Os Plugins, é um termo usado para referir determinada função para um website, como por exemplo: slideshow, formulários, etc… qual a vantagem, a vantagem é que não tem que programar para inserir uma função no seu website. Através do WordPress, consegue adicionar qualquer função gratuita e paga, e para além disso tem a permissão de configurar esse “plugin” no seu website, com forme lhe apetecer dentro das suas características e em alguns casos exige conhecimento de programação.

Hoje em dia, a maior parte dos websites online, mais de 60% deles carregam WordPress, pois, nos dias de hoje não compensa programar ou mandar programar determinadas funções para o website (só em websites específicos). Com este tipo de plataformas, torna-se muito mais fácil de gerir um website. Para além do mais, ele agora tem a função de quando está a alterar ou personalizar algo das funções do tema ou do próprio WordPress, ele dá a possibilidade de visualizar essa mesma alteração em dispositivos móveis, sem ter que andar a saltar de separador em separador para simular essa mesma visualização em formatos mais pequenos.

 

Vantagens:

É possível inserir qualquer linha de HTML com facilidade;

Permite a inserção das estatísticas do Google sem necessitar mexer em códigos ou API;

Traz recursos essenciais para a iniciação da utilização do WordPress;

Tem um tutorial que informa tudo sobre o WordPress;

É uma plataforma totalmente responsiva;

Facilita a utilização para pessoas que não conhecem código de programação ou que não sabem programar;

cookie-monster.png


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.