O que é a Identidade Corporativa?

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Identidade Corporativa de uma empresa é muito mais do que um simples logótipo e as suas aplicações. Ela revela como está organizada uma instituição ou empresa, indica se está centralizada ou descentralizada, se tem divisões, filiais ou ramos e que relação estas estruturas têm com o todo.

Para desenvolver uma Identidade Corporativa eficaz (também apelidada de imagem corporativa ou identidade visual) é necessário que, antes de tudo, conhecer o público-alvo que queremos atingir. Para isso, é necessário uma análise dos seus hábitos culturais, sociais e uma reflexão e análise apurada sobre os mesmos. Após esta análise uma Agência ou Profissional da área do design, estará em condições de dar resposta às necessidades, preocupações, tendências e gostos mais adequados.

O eficaz desenvolvimento de uma Imagem Corporativa de uma empresa, exige passos muito concretos e precisos bem como uma metodologia apurada; os primeiros passos serão obrigatoriamente a análise da concorrência, seguido de um processo criativo baseado nos objectivos da empresa, nos seus produtos e/ou serviços bem como nas características do seu público-alvo.

Um dos aspectos mais importantes a considerar, é também o enquadramento destes aspectos com as regras e condicionantes da Psicologia da Cor e da Psicologia da Forma, com o objectivo de criar uma imagem única, com uma personalidade própria (como uma impressão digital), e que transmita a filosofia da empresa.
Um cuidado muito particular reside nas diferentes aplicações desta Imagem, uma vez que esta deverá ser pensada, também, tendo em conta a sua eficácia em materiais promocionais tão diversos como brochuras, decoração de frota, sinalética, outdoors, etc.

O objectivo é que a Imagem da empresa transmita conceitos positivos tais como confiança, credibilidade, seriedade, distinção, segurança, inovação, ou pelo menos alguns destes conceitos de forma integrada possibilitando assim uma abrangência mais generalizada do público-alvo. É igualmente importante que a Imagem desenvolvida seja de alguma forma simples, clara e com impacto, suscitando prazer visual e não deixar que a mensagem se perca com a brevidade de um olhar.

Sobretudo, a identidade é tudo aquilo que a organização é em si mesma, considerando a sua estrutura, finalidade, história e personalidade. Neste conjunto de factores encontramos a real identidade corporativa da empresa. Por outro lado, esta é acima de tudo o resultado de todas as mensagens que a instituição passa para o exterior.

Por último, é importante referir que a passagem da Identidade em imagem faz-se através da comunicação corporativa. Assim sendo, é igualmente importante a Publicidade, a politica de relações públicas, a decoração das instalações, a forma de relacionamento diário, etc, etc.
Qualquer acção de comunicação da Imagem Corporativa deve projetar claramente, o que a organização é e qual a sua finalidade.

A Imagem Corporativa de uma empresa é assim, sem dúvida, uma mais-valia em termos de promoção da empresa, fazendo com que o investimento traga mais retorno em termos de credibilidade e reconhecimento por parte de todos os intervenientes da empresa, reflectindo-se, naturalmente, no seu volume de negócios.

A identidade corporativa é uma actividade de design gráfico que está no âmbito do branding e que deve sempre ser feita por profissionais da área. O objectivo principal da identidade corporativa de uma empresa é reflectir os valores, visão e atributos mais importantes e distintivos desta e transmitir credibilidade, consistência, solidez e competência da empresa e respectivamente dos produtos que comercializa ou os serviços que presta.

Uma boa imagem institucional deverá ajudar a “passar” de forma eficaz o posicionamento da empresa e dos produtos ou serviços que vende. Uma boa imagem corporativa é de extrema importância para ajudar a manter a marca na mente do cliente.

A nossa agência de design gráfico está totalmente vocacionada para desenvolver identidades corporativas, sendo que esta vertente da comunicação não deve ser esquecida no plano de comunicação da empresa.

Processo de criação da identidade corporativa

1 – Análise e reflexão do posicionamento da empresa no mercado.

2 – Identificação dos vectores centrais da marca e definição dos atributos que a imagem corporativa deve transmitir.

3 – Pesquisa da concorrência e reflexão sobre a mesma (relacionar com o posicionamento da empresa).

4 – Pesquisa de tipos de letra e desenho e estudo de simbologias que possam transmitir os atributos pretendidos.

5 – Criação de maquetas para que o cliente possa avaliar.

6 – Aprovado o design geral da identidade corporativa por parte do cliente, passamos para a fase de elaboração dos restantes materiais de comunicação, sendo que dependendo da “profundidade” do projecto contratado, poderão haver muitas fases seguintes.

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