Diferença entre Criação e Desenvolvimento Web (Digital)

criação-de-websites-mrdesigner
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Nos dias de hoje, há uma grande confusão entre a palavra desenvolvimento e criação, quando as aplicámos ao mundo da Internet.

Muitos websites, ou até mesmo aplicações não são criadas de raiz. Foquemo-nos nos websites, que é algo que se procura com frequência. Ter um website hoje em dia, existe dois caminhos que podem ajudar a obter um. Ter um criado ou desenvolvido, a quando falamos em desenvolver, estamos a falar em ter um base com determinadas templates pré-definidos com opções ou funções, que permite ao dono do site, inserir determinados conteúdos, ou interações. Mas, quando falamos em criar um website, não que dizer que não haja programação já feita por detrás, existe sim, a diferença é, que todo a arquitetura de informação, não é padronizada como se vê nos demais templates comprados.

O conceito criação na base digital ou em geral, é fazer ao a partir do nada, do 0 (zero). Portanto, a criação de algo, envolva muita coisa, desde a idealização da arquitetura de informação, planeamento, criação do design, etc. Tudo que é criado, é pensado ao milímetro, é ir de acordo com o que o cliente pretende especificamente. Na criação existe os seguintes passos, layout (design), informação, funcionalidades ou interações, paginação, etc.. não que dizer que não se tenha que interagir com programação.

Agora, falando no desenvolvimento que é o código por assim dizer, o código não se cria! Na realidade, o que se cria na programação é a lógica das coisas ou programas que instruímos através do código. Tudo o que reverte ao mundo de desenvolvimento, é usar código e quando usar código, é usar mesmo o código não se cria código.
As linguagens que se conhece, pelo mundo digital fora, elas são ferramentas para atingir um fim, assim como o designer tem ferramentas como o Photoshop para atingir um determinado resultado.

Mas existe uma pequena particularidade para mim que é, o design vem da palavra criação/idealização, ou seja, quando queremos um website com determinada estrutura informativa e visual, aí é feito todo o design pensado na UX. O código que está por de trás apenas serve para suportar a informação dinâmica que passa entre o ecrã e base de dados.

Resumo

Tudo que ser reverte a website, que esse foi o meu foco principal e espero feito entender-me neste artigo. Que tudo que está por detrás do visual de um website, é sempre a mesma coisa, o mesmo código. O que quero dizer com isto, é que o que vende, seja um website, aplicação mobile, outro produto qualquer, baseia-se apenas no design porque é aí que tudo nasce.
No que toca a programação, resumidamente, é uma pessoa que cria lógica de um programa através de uma linguagem específica para o ambiente de uso dessa mesma linguagem específico. No fundo, o programador em 99% do seu trabalho é resolver problemas nas empresas por meio de código.

cookie-monster.png


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.