Criação de Websites Personalizados com suporte de WordPress

Install web wordpress templates
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Atualmente, existem muitas empresas ou pequenas agências, que fazem desenvolvimento de websites ou criação. E, por de trás desses websites, existe na grande maior parte das vezes um CMS que é muito conhecido que é o WordPress.

O conceito e o fundamento do WordPress quando ele foi lançado pelo programador Matt Mullenweg, era para as pessoas sem conhecimento de programação criassem um pequeno blog. Mas, com o passar do tempo o WordPress foi evoluindo com mais recursos (plugins) pagos ou free a nível da sua estrutura em si.

E a questão que muitos fazem, como foi a minha também que é: O WordPress cria websites? Sim, mais o menos (não)! Ora bem, vamos explicar isto de forma simples. O WordPress é um CMS, e o que é um CMS? Um CMS é um Content Management System traduzindo é um gestor de conteúdo. E, este gestor de conteúdo tem vários recursos, que muitos são instalados posteriormente. E esses recursos são chamados de Plugins, que quando instalados eles, vão adicionar o código plugin ao código do seu template. Permitindo assim, dar mais interação e/ou funções ao seu template, seja ele comprado ou criado.

E o assunto aqui exposto, é o seguinte: Criação de Websites Personalizados. A criação de websites personalizados, é a construção de templates que no fundo é o design e arquitetura da informação do site. E como se cria isso? Existem plugins chamados de Page Builder traduzindo são construtores de páginas. Eles servem para criar essa mesma estrutura de informação + o design, mas na realidade vai mais para além disso.

Dependendo do page builder, é possível sair fora do convencional com o page builder, como? Simples, usando código personalizado, ou seja, você insere o seu próprio código de CSS, HTML, JS. A vantagem disso é, que você tem uma dinâmica muito maior para chegar ao seu objetivo na construção do seu template ou website. Consegue elaborar o design, interações nos elementos do design com JS e CSS personalizado, entre outras situações. Está à mercê da sua criatividade.

Mas, falando um pouco mais internamente do template, é possível adicionar “funções” personalizadas com PHP para fazer inserção de novos conteúdos por exemplo.  Ou até mesmo, para mudar ou acrescentar novos comportamentos ao WordPress. Para que isto funcione, é preciso ter um conhecimento mínimo e sólido de PHP (ou pode optar por inserir um plugin que faça o mesmo que quer fazer se vir que o desenvolvimento do código vai ser demorado)!

O que é preciso para começar uma criação do website? É necessário, entender qual a finalidade do website, e também perceber como funciona o negócio do cliente para adaptar o seu website ao modelo de negócio. Depois, existe um briefing onde o profissional que foi solicitado para a criação entender quais os parâmetros da sua construção.

Estamos a falar numa construção de raiz do template ou website, não estamos a falar de comprar o template. Aí, as coisas mudam ligeiramente a situação. Quando se compra um template, o orçamento é ligeiramente mais baixo e o tempo do trabalho do site também é mais curto. A diferença da construção de um website, com template comprado e criado do zero, é que em muitos casos como me já aconteceu. É, que os templates comprados na sua maioria vem com problemas internos no php, são limitados e já trazem algumas funções internas.

Já um com um código limpo, isto é, com um código base de estrutura e sem muito CSS facilita o desenvolvimento. E, temos mais liberdade para a criação da estrutura de informação juntamente com o design. E também uma maior liberdade na inserção de código, sem muitas confusões. Permitindo assim inserção de novas interações e funções, sem afetar muito o carregamento da página. Mas, a estrutura da lógica PHP de um comprado e outro com PHP de raiz é a mesma coisa!

Lembrando que um website desenhado e criado de raiz toda a sua estrutura, é mais demorado mais trabalhoso e consequentemente mais caro (geralmente um website construído de ponta a ponta fica no mínimo 1.000€, mas tudo dependerá do cliente!). Agora, a dinâmica é completamente diferente de um template comprado!

 

A minha questão é: Quer mesmo fica com um website pré-definido, ou pretende gastar um pouco mais e ter a estrutura, design, funcionalidades, informações dinâmicas ao seu gosto?

cookie-monster.png


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.