Back-end Developer: O que é e qual a sua função?

back-end
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Já ouviu falar acerca do programador back-end developer? Este programador, é muito requisitado para elaboração de códigos específicos e complexos!

 

O back-end developer é um programador bastante conhecido no ramo de programação web ou Outsystem. Mas, o que é que ele faz? Onde se concentra?

O programador back-end developer, é responsável por todo o funcionamento de um sistema web ou mobile, ele tem por obrigação de saber várias linguagens de programação. Os programadores back-end developer também fazem programações em projetos de outsystem, o que significa que o back-end developer não é apenas um programador interno só da web. Um programador de outsystem (back-end developer) são programadores de sistemas tantos internos como externos a nível mobile e outros.

O back-end developer é aquele que só se preocupa com as funções de um programa, seja ele web ou outsystem, a responsabilidade deste programador é certificar-se que o programa apresenta as devidas informações no ecrã, independentemente se é web, mobile ou até mesmo desktop.

O que faz realmente faz o back-end developer?

O programador back-end developer se preocupa com a regra de negócios, segurança, banco de dados e integração de web services. Em outras palavras, suas principais atividades são programar, codificar e testar os projetos criados.

A manutenção dos sistemas também faz parte das suas tarefas diárias. O profissional back-end developer trabalha sempre em função do utilizador, pensando em maneiras que tornem sua experiência mais fácil e rápida.

Assim, é bastante comum que a equipe de back-end developer atue em conjunto com a equipe de front-end, alinhando ideias sobre a melhor forma de estruturar um projeto, quando o sistema é realizado para a web. A análise de projetos já concluídos também é importante, o que permite ao programador criar funções de raiz, proponha alterações e implementações de melhorias, à medida da utilização do software.

Mantendo os padrões baseados nas boas práticas do mercado significa priorizar códigos limpos e organizados. As principais linguagens de programação (back-end developer) mais utilizadas são:

 

As linguagens mais utilizadas em back-end developer:

cookie-monster.png


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.