As Diferenças entre B2B e B2C

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O comércio electrónico tem tido um forte crescimento e em Portugal não é excepção. As empresas apostam cada vez mais em plataformas de e-commerce para manter a sua posição num mercado cada vez mais competitivo.

A dimensão da empresa não é o requisito esperado, nem o segmento de mercado em que elas atuam. As pessoas ou empresários que ignoram este crescimento estão a pôr em risco a sobrevivência da sua organização.

Antes demais, é importante compreender a definição do tipo de modelo de negocio e de todas as estratégias e apostas de marketing de uma empresa que são definidas para um público-alvo especifico, ou seja, a tipologia á a atividade e não o produto ou serviço que comercializa.

As empresas podem exercer as atividades em modelos B2B, B2C ou mistos. Isto, quererá dizer que existem empresas que vendem os seus produtos para outras empresas, tal como revendedores, é o chamado Business to Business, ou então B2B que é o mais usual. Noutras empresas vendem os seus produtos diretamente ao consumidor final, como por exemplo as cooporativas que são consideradas Business to Consumer, ou então B2C. Poderá haver também empresas que vendem produtos para ambos os mercados, outras empresas e o consumidor final.

Existem dois tipos canais de distribuição de produtos de bens de consumo, uns são directos outros indiretos.

Os canais diretos são aqueles em que as empresas vendem os seus produtos diretamente para o consumidor final, sem ajuda de qualquer outro intermediário.

Os canais indiretos são aquelas empresas que fazem subcontratações, para ajudar com que os seus produtos cheguem ao consumidor final. Os agentes intervenientes podem ser um grossista, retalhista ou até mesmo lojista. A evolução do comércio eletrónico os produtores têm vindo a diminuir a força destes canais ao longo do tempo.

Várias vezes as empresas utilizam os dois tipos de canais para escoar os seus produtos e trabalhar com as escalas da economia. Hoje em dia distinguir a diferença nem sempre é fácil.

No âmbito da internet o que muda é uma coisa única é o ambiente e as politicas comerciais onde as empresas estão a comercializar os seus produtos e por isso ao longo do tempo estes termos tem vindo a misturar. Os vários agentes envolvidos nos canais de distribuição ganharam outra visibilidade.

Agora que compreendeu as diferenças, vamos explicar-lhe quais as diferenças das lojas online B2B e B2C.

Loja online B2C, venda de produtos diretamente ao consumidor final, a natureza da operação comercial (consumo, venda) e os agentes podem ser diferentes (produtor, distribuidor).

Um exemplo de uma loja online B2C é a Loja Online da Vannel. O foco da sua atividade online é a venda de produtos para o consumidor final

Loja online B2B, venda de produtos para outras empresas, a natureza desta operação tende a ser apenas de consumo.

Um exemplo muito simples de uma loja online B2B é por exemplo a Sanegi. O foco da sua atividade é a venda de produtos para empresas.

Lojas online B2B e B2C, são empresas que comercializam os seus produtos diretamente para o seu consumidor final e para as empresas, o foco da atividade online continua a ser o consumidor final mas a loja online permite que através de uma área reservada especifica, outras empresas comprem os produtos.

A maior confusão que pode surgir neste ambiente digital é facilmente encontrar diferentes agentes e modelos de negócio completamente distintos a comercializar os seus produtos online. A grande diferença está na atividade que a empresa exerce e qual delas transita para o ambiente digital ou não.

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